Metodologia: Autoinstrucional

Carga horária: 8 horas

Objetivo: O objetivo é o de ampliar a consciência dos participantes da influência das emoções e como elas podem potencializar ou distorcer os papeis de emissor e receptor na comunicação tanto no ambiente profissional quanto no familiar.

Conteúdo Programático:

  • O papel das emoções em nossa percepção da realidade - Neurociência das Emoções
  • Descrição das nove Competências Emocionais e dos nove Vícios Emocionais como forças e fraquezas na comunicação
  • Aprendendo a filtrar e separar na comunicação: Conteúdo & Forma, Pessoa & Ação ou Atitude
  • O que é um mindset fixo e um mindset de crescimento e como eles se aplicam aos papéis de emissor e receptor na comunicação
  • Os 4 Estilos de Ouvir: O Ouvir Não Ouvindo, o Seletivo, o Autorreferenciado e o Ouvir Empático
  • Exercício de Ouvido Empático
  • A comunicação no processo de intervenção
  • Feedback como ferramenta de comunicação direta e no exercício da franqueza
  • Respeitando os diferentes estilos de comunicação
  • Exercícios de autoavaliação das emoções
  • Uso do teste de diagnóstico das emoções via aplicativo.

Prazo de conclusão: 45 dias após a inscrição.

Metodologia: Autoinstrucional

Carga horária: 30 horas

Objetivo: A cada oportunidade de estar com alguém estamos influenciando ou sendo influenciados. Quando estamos em uma posição de liderança, potencializamos essa influência. Fazemos parte da vida das pessoas e elas respondem a essa influência. A questão, então, é reconhecer com o que você influencia sua equipe. Qual é a marca de minha gestão? A resposta é igual para todos nós: influenciamos com o que somos, com a nossa identidade. Esse curso é focado para Gestores e Equipes.

Conteúdo Programático:

  • Capítulo 1: Tipo 2;
  • Capítulo 2: Tipo 4 e Tipo 3;
  • Capítulo 3: Tipo 5 e Tipo 7;
  • Capítulo 4: Tipo 6;
  • Capítulo 5: Tipo 8 e Tipo 1;
  • Capítulo 6: Tipo 9 e Autodiagnóstico ;
  • Capítulo 7: Lidar com o Outro

Prazo de conclusão: 40 dias após a inscrição.

Metodologia: Autoinstrucional

Carga horária: 12 horas

Objetivo: Promover a capacitação dos gestores e ocupantes de cargos de liderança, a fim de aprimorar a relação com seus liderados, com o intuito de promover ambiente laboral que culmine na excelência na prestação dos serviços da JMU.

Conteúdo Programático:

  1. APRESENTAÇÃO DO CURSO
  2. Módulo 1: Empatizar
    • Tipos de Empatia;
    • Obstáculos à Empatia;
  3. Módulo 2: Relações Interpessoais
    • Linguagens de Valorização;
    • Perfis Comportamentais DISC;
    • Regras de Ouro e de Platina;
    • Deixas Emocionais;
    • Conta Bancária dos Relacionamentos.
  4. Módulo 3: Comunicação Interpessoal
    • Falar Assertivamente;
    • Falar para ser entendido(a);
    • Escutar para compreender.
  5. Módulo 4: Engajamento
    • Fatores que geram engajamento;
    • Fatores que geram desengajamento.
  6. Módulo 5: Reuniões Online Produtivas
    • Tipos de reuniões;
    • Estratégias de facilitação;
    • Ferramentas colaborativas.

Prazo de conclusão: 30 dias após a inscrição.

Metodologia: Autoinstrucional

Carga horária: 15 horas

Objetivo: Desenvolver competências que permitam aos participantes ter uma comunicação mais empática no ambiente de trabalho.

Prazo de conclusão: 30 dias corridos

 

Conteúdo programático:

-Módulo 1 – Bem-vindo ao curso de comunicação Empática;

-Módulo 2 – O Poder da Empatia;

-Módulo 3 - Os 4 Passos da Comunicação Não Violenta - Parte I

-Módulo 4 – Os 4 Passos da Comunicação Não Violenta – Parte II;

-Módulo 5 – Dicas de comunicação para situações específicas – Parte I

-Módulo 6 – Dicas de comunicação para situações específicas – Parte II

Metodologia: Autoinstrucional

Carga horária: 15 Horas

Objetivo: Nesse curso, inclui o uso do feedback como ferramenta de comunicação, tendo como alicerce o autoconhecimento para ampliar a perspectiva da técnica de feedback. Além disso, o curso também inclui o desenvolvimento da consciência acerca de como você se encontra no momento em que vai dar um feedback, bem como de quais são as emoções que estão lhe influenciando.

Prazo de Conclusão: 40 dias corridos

Conteúdo programático:

  • Módulo 1: Definição;
  • Módulo 2: Os 4 Estilos de Ouvir;
  • Módulo 3: Níveis de Consciência;
  • Módulo 4: A Técnica de Feedback em 3 passos;
  • Módulo 5: Encerramento;

Metodologia: Autoinstrucional

Carga horária: 30 Horas

Objetivo: A cada oportunidade de estar com alguém estamos influenciando ou sendo influenciados. Quando estamos em uma posição de liderança, potencializamos essa influência. Fazemos parte da vida das pessoas e elas respondem a essa influência. A questão, então, é reconhecer com o que você influencia sua equipe. Qual é a marca de minha gestão? A resposta é igual para todos nós: influenciamos com o que somos, com a nossa identidade. Esse curso é focado para Gestores e Equipes.

Prazo de Conclusão: 40 dias corridos 

Conteúdo programático:

  • Introdução
  • Módulo 1:
    • Capítulo 1: Estilo de Gestão 8;
    • Capítulo 2: Estilos de Gestão 1 e 5;
    • Capítulo 3: Estilo de Gestão 2;
    • Capítulo 4: Estilo de Gestão 6;
    • Capítulo 5: Estilos de Gestão 9 e 3;
    • Capítulo 6: Estilo de Gestão 4;
    • Capítulo 7: Estilo de Gestão 7;
    • Capítulo 8: Identificando o seu Estilo;
    • Capítulo 9: Encerramento do Módulo 1;
  • Módulo 2: Neutralizando o seu Vício Emocional;
  • Módulo 3: Aprendendo a Lidar com o Outro;
  • Encerramento