Metodologia: Autoinstrucional
Carga horária: 16 horas
Objetivo: Capacitar os gestores e servidores da Justiça Militar da União na temática de gestão de riscos, a fim de subsidiar a implementação do processo de gestão de risco em nível organizacional, estimular a cultura de gestão de riscos na JMU e promover a gestão por resultados.
Conteúdo programático:
- Governança: Conceitos Estruturantes
- Conceito de Governança e Governança Pública;
- Relação Principal-Agente (Teoria da Agência);
- O Sistema de Governança no Setor Público;
- Governança x Gestão: diferenças e inter-relação;
- Princípios Básicos de Governança;
- Diretrizes para a Boa Governança;
- Mecanismos de Governança: a) Mecanismo Liderança b) Mecanismo Estratégica c) Mecanismo Controle;
- A Gestão de Riscos como uma Ferramenta da Governança.
- Fundamentos para a Gestão de Riscos
- Termos e definições - Contextualização sobre os conceitos básicos;
- Propósito da Gestão de Riscos e seus elementos fundamentais conforme a metodologia ISO 31:000;
- Estrutura de Governança para a Gestão de Riscos.
- O Processo de Gestão de Riscos
- Compreensão das etapas do processo de gestão de riscos, com base na Metodologia ISO 3100;
- O papel dos controles internos: controle preventivo e controle contingência.
- Governança e Gestão de Riscos nas Contratações Públicas
- A Governança das Contratações e o art. 11, parágrafo único da Lei 14.133/2021;
- Diretrizes da Governança das Contratações;
- Instrumentos da Governança das Contratações;
- Aspectos práticos de aplicação da gestão de riscos no Metaprocesso das Contratações: a) Identificação de riscos e controles para o Metaprocesso de Contratações b) Análise da probabilidade e impacto c) Ações de controle;
- Instrumentos de gestão de riscos nas contratações: Mapa de Riscos, Matriz de Alocação de Riscos e o Plano de Tratamento de Riscos do Metaprocesso de Contratações.
Prazo de conclusão: 30 dias após a inscrição.