Cursos disponíveis

    Metodologia: Turma fechada

    Carga horária: 12 horas

    Objetivo: Capacitar de forma prática e objetiva os servidores envolvidos no projeto de implantação do eSocial no âmbito da Justiça Militar da União, de forma a habilitá-los a prestar as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais no Sistema eSocial implementado pelo governo federal.

    Conteúdo programático:

    1. Convivência e alteração entre a versão 1.1 / 1.2 do MOS (Manual de Orientação do eSocial) - mudanças do leiaute dos eventos;
    2. Principais mudanças no eSocial em 2023/2024 - mudanças do leiaute dos eventos;
    3. Substituição das obrigações:
      • RAIS – empregados e estatutários, Ano base 2023;
      • GFIP – empregados e trabalhadores vinculados ao RGPS;
      • DIRF – todos os trabalhadores, Ano base 2024;
    4. Estruturação Fiscal no STM;
    5. Principais mudanças na EFD-Reinf em 2023:
    6. Escrituração da Série R-4000 (R-4010, R-4020, R-1070);
    7. Impacto do eSocial e EFD-Reinf nas rotinas orçamentárias;
    8. Impacto do eSocial nas rotinas de pagamento de folha.

    Prazo de conclusão: Sem prazo.

      Metodologia: Autoinstrucional

      Carga horária: 16 horas

      Objetivo: Capacitar os gestores e servidores da Justiça Militar da União na temática de gestão de riscos, a fim de subsidiar a implementação do processo de gestão de risco em nível organizacional, estimular a cultura de gestão de riscos na JMU e promover a gestão por resultados.

      Conteúdo programático:

      1. Governança: Conceitos Estruturantes
        • Conceito de Governança e Governança Pública;
        • Relação Principal-Agente (Teoria da Agência);
        • O Sistema de Governança no Setor Público;
        • Governança x Gestão: diferenças e inter-relação;
        • Princípios Básicos de Governança;
        • Diretrizes para a Boa Governança;
        • Mecanismos de Governança: a) Mecanismo Liderança b) Mecanismo Estratégica c) Mecanismo Controle;
        • A Gestão de Riscos como uma Ferramenta da Governança.
      2. Fundamentos para a Gestão de Riscos
        • Termos e definições - Contextualização sobre os conceitos básicos;
        • Propósito da Gestão de Riscos e seus elementos fundamentais conforme a metodologia ISO 31:000;
        • Estrutura de Governança para a Gestão de Riscos.
      3. O Processo de Gestão de Riscos
        • Compreensão das etapas do processo de gestão de riscos, com base na Metodologia ISO 3100;
        • O papel dos controles internos: controle preventivo e controle contingência.
      4. Governança e Gestão de Riscos nas Contratações Públicas
        • A Governança das Contratações e o art. 11, parágrafo único da Lei 14.133/2021;
        • Diretrizes da Governança das Contratações;
        • Instrumentos da Governança das Contratações;
        • Aspectos práticos de aplicação da gestão de riscos no Metaprocesso das Contratações: a) Identificação de riscos e controles para o Metaprocesso de Contratações b) Análise da probabilidade e impacto c) Ações de controle;
        • Instrumentos de gestão de riscos nas contratações: Mapa de Riscos, Matriz de Alocação de Riscos e o Plano de Tratamento de Riscos do Metaprocesso de Contratações.

      Prazo de conclusão: 30 dias após a inscrição.

        Metodologia: Autoinstrucional

        Carga horária: 16 horas

        Objetivo: A capacitação tem como objetivo o fortalecimento da estrutura de Governança do Tribunal por meio da disseminação em toda a cultura da JMU dos conceitos da atuação administrativa baseada nas três linhas e a importância do estabelecimento de atribuições não conflitantes para uma boa sinergia administrativa e o papel do Controle Interno no fortalecimento dessas estruturas.

        Conteúdo programático:

        1. A importância do modelo das Três Linhas;
        2. Gestão de Compliance:
          • Programa de Integridade;
          • Transparência;
          • Conduta e Ética;
        3. Reflexos das Três Linhas na governança corporativa;
        4. Principais conceitos envolvidos nas práticas das Três Linhas;
        5. O que são as Três Linhas na prática:
          • A primeira linha do negócio;
          • A segunda linha do negócio;
          • Como estruturar a Segunda Linha;
          • Principais funções de Segunda Linha;
          • A Terceira Linha no negócio;
        6. Gestão de riscos na Governança Corporativa;
        7. Fatores críticos de sucesso;
        8. Modulo de prática e estudo de caso - STM:
          • Modelo prático de governança das Três Linhas - STM;
          • Formulando a estratégia das Três Linhas - STM;
          • Modelo operacional das Três Linhas - STM;
          • Integração estratégica, tática e Operacional;

        Prazo de conclusão: 30 dias após a inscrição.

        Metodologia: Autoinstrucional 

        Carga-horária: 10 horas

        Esse curso apresenta reflexões sobre Ética e sua contextualização na Administração Pública e na JMU.

        Conteúdo programático:

        • Unidade 1: O que é Ética
        • Unidade 2: Ética e Administração Pública
        • Unidade 3: Código de Ética da JMU


        Prazo de conclusão: 30 dias após a inscrição.


          Metodologia: Autoinstrucional

          Carga horária: 15 Horas


          Objetivo: Propiciar o entendimento de situações que permitem a criação e o compartilhamento do conhecimento nas organizações.

          Conteúdo Programático: 

          Módulo 1 - Introdução à Gestão do Conhecimento: do Fordismo ao Pós-Fordismo

          Módulo 2 - A aprendizagem Organizacional

          Módulo 3- A Espiral do Conhecimento

          Módulo 4 - A Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário


          Prazo de conclusão: 30 dias após a inscrição.


            Metodologia: Autoinstrucional

            Carga horária: 20 Horas


            Objetivo: Ao final do curso, o estudante deverá ser capaz de: 

            • Entender a evolução histórica da qualidade;
            • Identificar o contexto histórico do Método de Análise e de Solução de Problemas;
            • Compreender a aplicação do ciclo PDCA no método MASP;
            • Identificar as fases do método de análise e de solução de problemas;
            • Definir o conceito de processo;
            • Descrever as relações existentes entre problemas e a gestão por processos;
            • Compreender as fases do método de análise e de solução de problemas;
            • Compreender o ciclo PDCA;
            • Compreender a diferença entre ferramenta e método;
            • Compreender a aplicação prática das ferramentas no método MASP;

            Conteúdo Programático: 

            Módulo 1 - Evolução da Gestão da Qualidade: contextualização histórica da solução de problemas

            Módulo 2 - Noções introdutórias sobre solução de problemas

            Módulo 3- Método de solução de problemas – MASP

            Módulo 4 - Ferramentas básicas utilizadas no método MASP


            Prazo de conclusão: 30 dias após a inscrição.


              Metodologia: Autoinstrucional

              Carga horária: 24 horas

              Objetivo: Estabelecer metas mensuráveis, expressando claramente ao servidor as expectativas relacionadas ao trabalho. Monitorar a evolução dos resultados, propondo a correção de rumos quando do desvio das metas.

              Prazo de conclusão: 30 dias corridos

              Nota para aprovação: 70% (14 acertos de 20 questões)

              Conteúdo programático:

              • Unidade 1 –  A Estratégia da JMU e seu desdobramento em Planos Táticos
              • Unidade 2 –  Planejamento Tático-Operacional
              • Unidade 3 –  Ações Táticas
              • Unidade 4 –  Monitoramento e Avaliação

              Metodologia: Autoinstrucional 

              Carga-horária: 50 horas

              Treinar e capacitar os servidores da JMU a usarem medidas preventivas de segurança.

              Conteúdo programático:

              • Módulo 1: A Violência Urbana Mundial e Brasileira
              • Módulo 2: A Segurança Pública e a Segurança Privada (Tipos de Segurança)
              • Módulo 3: Medidas Preventivas de Segurança 1
              • Módulo 4: Medidas de Segurança 2


              Prazo de conclusão: 30 dias após a inscrição.


                Metodologia: Autoinstrucional

                Carga horária: Sem certificado

                Objetivo: Capacitar os servidores envolvidos na implantação da plataforma Contratos 4.0 para uso e disseminação de conhecimento quanto às ferramentas do sistema.

                Conteúdo programático:

                • Aula 01
                  • Consulta API´s para integração do sistema Compras Contratos.
                  • Consulta API STA.

                Prazo de conclusão: 30 dias após a inscrição.